Itajobi completa 1 mês sem registrar óbitos por Covid-19
Departamento de Saúde atribui os números positivos ao avanço da vacinação no município e alerta para a importância da 2ª dose da vacina
23/10/2021 - Saúde
Neste sábado, dia 23, Itajobi completou 1 mês sem nenhuma morte por Covid-19 no Município.
Com 2.676 casos confirmados desde o início da Pandemia, o número total de óbitos pela doença, até o momento, é de 56. O último registro aconteceu no dia 22 de setembro.
Os óbitos, assim como as internações e os novos casos estão em queda desde o avanço da vacinação. A cidade apresenta um dos melhores índices de pessoas vacinadas do país em relação ao percentual da população.
Da população total, até a última sexta-feira, 85,44% já haviam tomado a primeira dose do imunizante e 75,45% a segunda dose ou dose única, que garante a imunização completa, que segundo com estudos científicos, número já considerado "imunização coletiva", o que contribui para a desaceleração da contaminação.
De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, apesar da confirmação de poucos casos positivos nos últimos dias, os números são bastante satisfatórios, pois são casos considerados leves, com tratamento domiciliar, que não evoluem para internação há mais de uma semana.
Ainda de acordo com os responsáveis pelo Departamento, a evolução do município para estes números “confortáveis” devem-se, sobretudo, ao avanço da vacinação, porém, alertam que a Pandemia ainda não acabou, a população não deve se descuidar da prevenção por meio dos cuidados de higiene, distanciamento e principalmente o uso de máscara facial.
Segunda dose da Vacina
O Departamento de saúde aproveita o anúncio de números positivos para alertar a população que está em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para que procure com urgência a Sala de Vacinação no Posto de Saúde Central para completar o esquema vacinal, lembrando que para a população que tomou a primeira dose da vacina da Pfizer, a segunda dose foi adiantada de 8 semanas para 21 dias para a população a partir dos 18 anos, e para os que tomaram o imunizante da Astrazeneca a segunda dose foi adiantada de 12 semanas para 8 semanas.
A orientação é que o cidadão verifique seu comprovante de vacinação, faça as contas para verificar se já atingiu o prazo determinado para completar o esquema vacinal.