Municípios da região assinam protocolo de intenções e definem ‘Fase Intermediária’ a partir da próxima quarta-feira (3)
01/03/2021 - Saúde
A vice-prefeita Catiane Cristina Garcia Betarelo participou, nesta segunda-feira (dia 1º de Março), de uma reunião em Catanduva com prefeitos de 19 cidades da região. Ela representou o prefeito Sidiomar Ujaque (Paquinho), que não pode comparecer por compromissos previamente agendados em São Paulo.
O objetivo da reunião foi discutir novas ações contra a pandemia de COVID-19 para evitar um colapso na saúde e, principalmente, nos hospitais de Catanduva que atendem pacientes de toda e região. Atualmente, o Hospital Emílio Carlos está com 100% de ocupação na UTI.
Durante a reunião foi assinado um protocolo de intenções por todas as cidades participantes da reunião, que definiu uma fase ‘intermediária’ entre a fase laranja e a fase vermelha do Plano São Paulo de Combate à Covid, que deverá ser iniciada a partir desta quarta-feira (dia 3), com algumas restrições.
Serviços essenciais: poderão funcionar das 6h às 20h, cumprindo todas as regras de protocolo sanitário, com redução de circulação interna de 50% nos estabelecimentos.
Serviços não essenciais: deverão funcionar com capacidade de pessoal reduzida em, no máximo, 30%, das 6h às 20h e cumprindo todas as regras constantes. Já as atividades de drive thru e delivery continuam permitidas dentro das regras da fase laranja.
Repartições públicas municipais: deverão funcionar unidades de saúde, serviços essenciais de água e esgoto, obras e zeladoria com 100% da capacidade de pessoal.
Funerária Municipal e cemitérios funcionarão das 6h às 18h com capacidade reduzida para até dez pessoas conjuntamente.
As demais repartições públicas funcionarão com a capacidade presencial reduzida e, se for o caso, em sistema de rodízio, possibilitando o trabalho remoto quando for possível.
Até a quarta-feira (dia 3), o Governo do Estado de São Paulo poderá redefinir as fases em todo o Estado. Caso a região de Catanduva não regrida para a fase vermelha, as medidas do protocolo de intenções serão seguidas pelos municípios. Caso o Governo decrete a fase vermelha, os municípios deverão seguir a determinação do Governo do Estado.