Volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Itajobi tem número reduzido de alunos, distanciamento e protocolos de prevenção contra a Covid 19
08/02/2021 - Administração
Nesta segunda-feira (8), a Diretoria Municipal de Educação (DMEC) de Itajobi iniciou o Plano de retomada das aulas presenciais/não presenciais devido à pandemia do coronavírus.
O cronograma segue as diretrizes e orientações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, do Plano São Paulo (Governo Estadual) e apontamentos da Secretaria Estadual da Educação, observando todos os protocolos de prevenção.
A Rede Municipal de Ensino de Itajobi conta com 2.063 alunos e oito unidades de ensino, incluindo as EMEIs, EMEIF, EMEF, EMEJA e o Centro Municipal de Complementação Educacional “Hermes Bovarotti Junior”.
Cada escola adaptou o plano à sua realidade, obedecendo critérios que contemplam alunos em geral, alunos com comorbidades e funcionários também portadores de comorbidades. Entre os cuidados preventivos está o de promover todas as atividades sem que haja aglomeração em sala de aula, no pátio durante os intervalos (recreios) e na distribuição e consumo da merenda escolar.
As aulas presenciais são realizadas em forma de rodízio de alunos, seguindo critérios de porcentagem (30% da capacidade da sala de aula), distribuindo os estudantes durante os dias da semana.
As segundas, quartas e sextas, as escolas recebem os alunos da zona urbana. As terças e quintas, os alunos da zona rural. As aulas também serão realizadas de maneira remota, por meio dos grupos de whatsapp organizados pelos professores e equipes gestoras.
A medida foi elaborada para facilitar a logística do transporte escolar que segue atendendo normalmente a demanda em todo o município.
A Diretora Municipal de Educação e Cultura, Glauci Rodrigues Pastre, ressalta que estão adotadas medidas de segurança e prevenção, tais como:
- Demonstração e higienização das mãos aliada a outros comportamentos de higiene.
- Aferição de temperatura das pessoas a cada entrada na instituição de ensino.
- Uso obrigatório de máscara, com troca por uma nova a cada 4 horas.
- Máxima ventilação natural dos ambientes escolares, mantendo portas e janelas abertas.
- Qualquer aluno com febre será mantido isolado até contato com os responsáveis para que venham buscá-lo.
- Alunos com febre não serão enviados à escola.
- Nenhuma pessoa sintomática para COVID-19 será mantida na instituição de ensino.
- Marcação no piso para sinalizar distância de 1,5 metro, inclusive durante a formação de filas.
- Salas de professores limitadas a grupos pequenos (5 pessoas), respeitando o distanciamento.
- Uso de álcool gel 70% após tossir, espirrar, usar o banheiro, tocar em dinheiro, manusear alimentos cozidos ou in natura, lixo, objetos de trabalho compartilhados.
- Higienização dos prédios e salas de aula.