Itajobi ultrapassa pontuação e garante o selo VerdeAzul
09/03/2020 - Meio Ambiente e Agricultura
Na manhã da última quinta-feira (05), foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, o evento de certificação para o Programa Município VerdeAzul, premiando todas as cidades que atingiram com suas ações, 80 pontos ou mais.
Itajobi ultrapassou a pontuação exigida pelos técnicos estaduais e garantiu, por mais um ano, o selo VerdeAzul.
O selo vem para consolidar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente e dos interlocutores do programa, Henrique Carlessi e Evandra Gradela, responsáveis pela elaboração dos relatórios e execução das ações.
O evento contou com a participação do Governador do Estado de São Paulo, João Dória; do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; do Coordenador Estadual do VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva, além de secretários de estado, deputados, prefeitos, autoridades, interlocutores e demais convidados.
“É uma grande conquista estar no seleto ranking de municípios que possuem o selo VerdeAzul. A variável ambiental é fundamental para que a cidade cresça, gere empregos, atraia investimentos, mas, ao mesmo tempo, proteja as fontes naturais. Gestão, é a palavra”, disse Evandra Gradela, Assessora de Meio Ambiente e interlocutora suplente do Programa Município VerdeAzul, em Itajobi.
“Com foco, disciplina e muito trabalho, continuaremos realizando ações que gerem resultados positivos, protegendo o Meio Ambiente e aumentando a qualidade de vida da população”, afirmou o interlocutor Henrique Carlessi.
O VerdeAzul
O programa, criado em 2007 pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca do desenvolvimento sustentável.
É composto por 10 diretivas (Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Conselho Ambiental, Uso do Solo e Estrutura e Educação Ambiental) e cada uma delas, subdividida em aproximadamente 10 ações que devem ser desenvolvidas pela administraçã