Núcleo de Justiça Restaurativa iniciou trabalho no Lar São Vicente de Paulo
09/03/2020 - Justiça Restaurativa
O Núcleo de Justiça Restaurativa de Itajobi deu início aos trabalhos no Lar São Vicente de Paulo no mês de Fevereiro.
O trabalho é feito com idosos e funcionários e a iniciativa partiu através da voluntária Andréa Mendes e da coordenadora do Núcleo de Itajobi, Cleide Bataglia.
Os encontros serão organizados mensalmente, com dinâmicas que promovem a auto estima e o bem estar de uma boa convivência comunitária. As dinâmicas em círculos restaurativos visa a humanização entre as pessoas, favorecendo uma cultura de paz.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Cleide Bataglia, ao promover estes encontros percebeu-se que muitos idosos tiveram a convivência de família e seus sonhos interrompidos. “E com um ‘olhar’ de facilitadora, voltado para as necessidades dos idosos, foi que surgiu a ideia de levar a JR até o lar, mesmo em meio as dificuldades físicas e psíquicas dos participantes, envolvemos todos no resgate da auto estima, cuidado de cada um de forma especial, onde todos contribuem com alegria o que se leva e compartilha no círculo”.
Já Andrea conta que recebeu o convite para ser voluntária da JR e, conforme foi se envolvendo, ficou “contagiada”. “ Além de favorecer interiormente, através das trocas de experiências com as histórias de vida que ali se compartilham, dando sua contribuição para o bem estar das pessoas que por ali passam, em meio aos conflitos de convivência. Me dedico participando voluntariamente como cidadã e membro social nos círculos restaurativos, que acontecem no núcleo. Dessa forma tive a iniciativa de desenvolver o trabalho voluntário com os idosos no Lar, contando também com o apoio da diretora da Assistência Social , Eliana Ruggeri Tomé.
A Justiça Restaurativa visa promover o resgate de valores e humanização entre as pessoas para uma cultura de paz.