Facilitadores da equipe de Justiça Restaurativa participaram de seminário em São José do Rio Preto
09/12/2019 - Justiça Restaurativa
No dia 18 de novembro, os facilitadores da equipe da Justiça Restaurativa de Itajobi, participaram do II Seminário de Justiça Restaurativa em São José do Rio Preto. O evento contou com a palestra de Dr. Guilherme Nogueira, neurocientista, professor nas Universidades do Rio Grande do Sul, que abordou o tema: Escola + Paz – na modulação do ambiente escolar.
Ele enfatizou as contribuições das neurociências na compreensão da neuroplasticidade cerebral para as mudanças comportamentais.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itajobi, Cleide Santa Bataglia, a participação no evento foi de extrema importância para aprimorar o trabalho na JR. “No decorrer da palestra, o professor Dr. Guilherme ilustrou a técnica e o passo a passo dos círculos restaurativos, que ativam sistemas e dispositivos cerebrais fundamentais para despertar nos indivíduos sentimentos de pertencimento e auto realização, retirando os sentimentos negativos como a raiva e agressividade. Suas pesquisas de mestrado e doutorado, trazem dados estatísticos, que a partir do início do projeto Escola + Paz, desenvolvido nas escolas do Rio Grande do Sul, os conflitos interpessoais diminuíram em 30%, mesmo realizando os círculos restaurativos apenas uma vez por mês com os alunos”.