Unidades de Saúde de Itajobi realizam Palestras e Orientações Durante o Outubro Rosa
29/10/2019 - Saúde
O Departamento Municipal de Saúde aderiu ao movimento Outubro Rosa e realiza, durante todo o mês, ações de conscientização nas Unidades de Saúde.
Estão sendo realizadas atividades de conscientização sobreo câncer de mama e de colo de útero, com palestras e orientações enfatizando a importância da prevenção primária, detecção precoce e da mamografia. Além disso, também é realizada coleta do exame Papanicolau.
O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
As mulheres que não realizaram o exame Papanicolau há mais de um ano, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizá-lo.