Decreto institui ‘Economia Sustentável’ nas repartições públicas do município
29/07/2019 - Administração
Um decreto do Poder Executivo de Itajobi instituiu a ‘Economia Sustentável nas Repartições Públicas da Administração Direta e Indireta do Município’.
O decreto nº 1.271, de 19 de julho de 2019, estabelece o cumprimento das Ações de Economia Sustentável em todas as repartições públicas para o uso racional de recursos naturais previsto no “Programa Município Verde Azul 2019 – Diretiva Município Sustentável”.
Várias ações deverão ser adotadas pelos Departamentos, como aquisição de papel sulfite reciclado, as impressões deverão ocorrer no modo frente e verso. Além disso, a aquisição de material de papelaria deverá ser de produtos reciclados.
Ações de economia de energia elétrica também devem ser adotadas, como desligar luzes, ventiladores, computadores e climatizadores fora do horário de expediente. Utilizar a luz natural nos departamentos quando possível.
“A adoção de copos e canecas permanentes ao invés dos descartáveis, por exemplo, deixa de utilizar mais de 700 copos plásticos por pessoa por ano, e o que é economizado pode ser aplicado em áreas essenciais para a população”, afirmou o Prefeito Lairto Piovesana ao comentar sobre o decreto.
O objetivo, além de incentivar medidas sustentáveis nas repartições públicas, também é de contribuir com a preservação do Meio Ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos.