Itajobi avança e recebe a pré-certificação na primeira fase do Programa Município VerdeAzul – Ciclo 2019
12/07/2019 - Meio Ambiente e Agricultura
Na tarde desta quinta-feira (11), na cidade de Bauru, aconteceu a Cerimônia de Qualificação para a Certificação do Programa Município VerdeAzul, evento organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, para a entrega dos certificados aos 164 municípios que alcançaram nota significativa na primeira fase do ciclo 2019 e seguem no programa, buscando melhorias no ranking ambiental paulista.
Para Itajobi, o evento foi importantíssimo e prova, mais uma vez, que a cidade está no rumo certo. “A equipe do Departamento de Meio Ambiente vem realizando, por Itajobi, inúmeras ações solicitadas pelo VerdeAzul, com apoio irrestrito do Prefeito Lairto Piovesana, que quer ver a cidade mais verde.” afirma a interlocutora suplente e Assessora de Meio Ambiente, Evandra Gradela.
Itajobi ficou entre os 164 municípios que alcançaram nota superior a 40 pontos, não tiveram nota zerada em nenhuma das 10 diretivas e foram classificados para a segunda fase do programa, que será realizada em outubro. Ainda de acordo com Evandra, “estar neste seleto grupo, nos enche de orgulho e faz com que tenhamos ainda mais força para continuar desenvolvendo as ações”.
Ao comentar sobre o evento, o Prefeito Lairto Piovesana disse que “a pontuação obtida nesta primeira etapa do Programa Município VerdeAzul representa todo trabalho e empenho da equipe escolhida para compor o Departamento Municipal de Meio Ambiente, que não mede esforços para a realização das ações. Isso tudo representa, também, a vontade da administração.
“Queremos deixar para as futuras gerações uma Itajobi mais verde e com mais qualidade de vida. Nosso intuito é transformar a cidade em referência quando se trata de Meio Ambiente” afirmou Lairto.
Programa Município VerdeAzul
O programa, criado em 2007 pela Secretaria de Meio Ambiente do estado, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca do desenvolvimento sustentável.
É composto por 10 diretivas (Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Conselho Ambiental, Uso do Solo e Estrutura e Educação Ambiental) e cada uma delas, subdividida em aproximadamente 10 ações que devem ser desenvolvidas pela administração municipal.