Cresce o número de animais abandonados em Itajobi
25/01/2019 - Meio Ambiente e Agricultura
Um cenário triste e que se repete todos os dias em Itajobi: animais de grande e de pequeno porte são abandonados em rodovias, esquinas e calçadas da cidade.
De acordo com a Diretora Municipal de Meio Ambiente, Simone Navarro Gerlach, o número de animais abandonados cresceu significativamente nos últimos meses e tem preocupado as autoridades do município. “A equipe de Meio Ambiente junto com as protetoras ‘Independentes’ tem feito um trabalho de conscientização da população para evitar o abandono e maus tratos aos animais, baseados na lei de maio de 2018, e quem não respeitar será autuado”, destacou.
Além do abandono de animais, práticas como bater, negar água ou alimento também são consideradas crime, de acordo com a Lei nº.1.281, de 10 de maio de 2018, que estabelece sanções e penalidades administrativas.
Na tentativa de combater maus-tratos contra animais, as protetoras Independentes Mari Cristina Bizari, Nelma Gambarini,Thais Sambrano realizam diversas ações junto à população e ainda atendem denúncias de atropelamento e maus tratos.“A responsabilidade de cuidar deste animalzinho é do dono, mas muitos se esquecem disso e os deixam à própria sorte. Estamos de olho e a fiscalização será mais rígida agora”, comentou a protetora, Mari Cristina Bizari.
Destaca-se, ainda que abandono é uma das piores formas de agressão a um animal, podendo ser enquadrado como crime de maus-tratos. Segundo as protetoras, os cachorros, gatos e cavalos são os animais que mais sofrem agressões.
As denúncias podem ser feitas ao Departamento Municipal de Meio Ambiente localizado à Rua Pedro de Toledo, nº.779, ou pelo telefone (17) 3546-2427, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.