Itajobi avança quase 100 pontos no ranking e recebe o Selo Município VerdeAzul
20/12/2018 - Meio Ambiente e Agricultura
Na última quinta-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, aconteceu a Certificação do Programa Município VerdeAzul. Com a presença do Governador Márcio França, do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, do Coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva e representantes da CETESB e outros órgãos governamentais, os municípios que alcançaram notas maiores que 80 pontos nas diretivas do programa, receberam seus troféus e os respectivos certificados.
Neste ano, dos 645 municípios que participam do programa, apenas 69 conseguiram a certificação. Itajobi alcançou o 47º lugar no ranking, quase 100 pontos acima da posição no ano anterior que foi de número 139.
“O Programa Município VerdeAzul tem como ferramenta as capacitações, para que os municípios sejam propagadores das ideias e dos ideais ambientais”, afirmou Eduardo Trani, Secretário de Estado do Meio Ambiente.
José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa afirmou que “a intenção do Programa, para daqui 20 anos, é certificar todos os municípios paulistas, desenvolvendo as cidades, gerando empregos e sempre cuidando do Meio Ambiente”.
O Programa possui 10 diretivas (Município Sustentável, Água, Esgoto, Resíduos Sólidos, Uso do Solo, Estrutura e Educação Ambiental, Arborização Urbana, Conselho Ambiental, Biodiversidade e Qualidade do Ar) e em cada uma delas, 10 ações a serem desenvolvidas pelo município.
“É uma felicidade muito grande conquistar o Selo VerdeAzul para Itajobi. A capital do limão, prova a cada dia estar preocupada e se preparando para o futuro, garantindo qualidade de vida à população, atraindo investimentos e gerando mais empregos”, afirmou Simone Navarro Gerlach, Diretora Municipal de Meio Ambiente.