Departamento Municipal de Meio Ambiente de Itajobi realizou reunião om Moradores dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Panorama
25/10/2018 - Meio Ambiente e Agricultura
A Prefeitura de Itajobi, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (23) uma reunião com a população dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Panorama, a respeito do cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a administração passada e o Ministério Público, com a presença do Subtenente Croco, da Polícia Ambiental de Novo Horizonte.
O TAC, referente à recuperação da mata ciliar e das nascentes em meio urbano ao longo do Córrego Barreiro, foi firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público em 2012, mas, até o momento, não havia sido cumprido pelas administrações anteriores.
Neste ano, com o intuito de colaborar com a população que mora na área abrangida pelo TAC e melhorar a arborização da cidade, o Departamento de Meio Ambiente ofereceu mão de obra e mudas nativas para a realização do plantio, buscando o reflorestamento e consequentemente a recuperação das nascentes existentes na área. Em contrapartida, os moradores cuidariam das mudas (controle de formigas e rega).
“Há dois meses realizamos uma reunião com a Polícia Ambiental de Novo Horizonte, Catanduva e São José do Rio Preto. Na ocasião, encaminhamos convites para todos os moradores, divulgamos no Facebook do Município de Itajobi e do Departamento de Meio Ambiente mas, não tivemos uma forte participação popular. Nesta terça-feira, realizamos novamente a reunião, desta vez, com a presença da Polícia Ambiental de Novo Horizonte, e fomos pessoalmente nas residências das pessoas interessadas pedindo a presença, para que pudéssemos esclarecer, em definitivo, todas as dúvidas e firmar a parceria com os presentes para a execução do plantio”, afirmou a Diretora de Meio Ambiente de Itajobi, Simone Navarro Gerlach.
De acordo com o Subtenente Croco, da Polícia Ambiental de Novo Horizonte, “a população precisa entender que a Prefeitura Municipal está querendo ajudar, cedendo a mão de obra e as mudas para o plantio e a recuperação ambiental. Caso não haja a colaboração/aceitação dos moradores, é dever do Departamento de Meio Ambiente o prosseguimento, informando à Polícia Ambiental e o Ministério Público, sobre as áreas que não firmaram parceria para a recuperação, para posterior intimação individual”.