Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite 2018 tem início no próximo dia 4
01/08/2018 - Saúde
Após a ocorrência de um surto de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde confirmou o início da campanha de vacinação contra a doença: A ação tem como objetivo imunizar principalmente crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias (antes de completar 5 anos), e acontecerá em todos os postos de saúde do País.
A Campanha terá início no dia 04 de agosto e irá até 31. Os dias de mobilização nacional – os chamados “Dias D” – acontecerão em 04 de agosto (próximo sábado) e 18 de agosto.
A imunização contra o sarampo exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação da doença.
Sendo assim, a vacinação será feita em todas as crianças dentro da faixa etária prioritária (crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias), ou seja: mesmo as crianças que já receberam as duas doses poderão tomar uma terceira para assegurar sua proteção.
O Ministério da Saúde também disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 58 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação.
A vacina é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior.
Sarampo
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. E a única forma de prevenção é a vacinação.
Leve seu filho de 1 ano a menor que 5 anos vacinar e aproveite para atualizar seu cartão de vacina.
Postos e Horários de Vacinação em Itajobi
- Centro de saúde: das 08:00 as 16:00 horas
- PSF Jardim dos Ipês: 08:00 as 16:00 horas
- PSF Jardim da Torre: 08:00 as 16:00 horas
- PSF Jardim das Acácias: 08:00 as 16:00 horas
- PSF de Nova Cardoso: 08:00 as 16:00 horas (somente neste sábado dia 04 de agosto, devido ao feriado local, não estará aberto para a campanha. Durante a semana e dia 18 de agosto funcionará normalmente).