Departamento Municipal de Meio Ambiente alerta: Queimada é Crime!
13/07/2018 - Meio Ambiente e Agricultura
Durante o inverno, período de tempo predominantemente seco, um dos problemas enfrentados por Itajobi e vários outros municípios da região, tem sido o aumento da incidência das queimadas. Apesar das condições climáticas favorecerem os incêndios, outros agravantes estão associados, e o próprio homem é um deles.
É comum verificar queima de lixo e restos de poda e capina, queimada para limpeza de terrenos e até mesmo pontas de cigarro jogadas aleatoriamente.
As queimadas são um dos problemas ambientais mais graves, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar, contribuindo para o desequilíbrio ambiental, além de agravar problemas respiratórios na população, principalmente de crianças e idosos.
Além disso, as queimadas, principalmente as urbanas, aumentam o calor na cidade e causam poluição do ar pela geração de fumaça e liberação de gases. Elas são ainda, frequentemente grandes causadoras de graves acidentes nas estradas, vias públicas municipais e de morte da fauna e flora.
De acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, a prática de queimada é crime. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), estabelece pena de reclusão e multa.
Segundo a Diretora do Departamento, Simone Navarro Gerlach, o Município de Itajobi realiza fiscalização constante, monitorando o problema e aplicando as sanções cabíveis aos responsáveis, e conta ainda com uma equipe treinada para combater esse problema.
“A população também é uma grande aliada no combate às queimadas, podendo agir como agente fiscalizador e denunciar focos de queimadas por meio do DISQUE DENÚNCIA MUNICIPAL - (17) 3546 2427”, afirmou Simone.