Itajobi desenvolve Projeto Piloto de ‘Agro Horta’ produzindo alimentos orgânicos e preservando o meio ambiente
29/06/2018 - Meio Ambiente e Agricultura
O Departamento Municipal de Meio Ambiente de Itajobi implantou um projeto intitulado “Agro Horta”, que visa a produção de alimentos orgânicos, cujo manejo conta com técnicas de preservação ambiental e controle de pragas sem o uso de agrotóxicos ou quaisquer outros produtos químicos.
O projeto nasceu da intenção da atual administração em implantar uma Horta Municipal que atendesse às demandas de famílias assistidas pelo município e instituições como o Hospital São José e o Lar São Vicente de Paulo. Partindo dessa intenção, atrelado ao conhecimento sobre Agroecologia buscado pela Diretora Municipal de Meio Ambiente, Simone Navarro Gerlach, iniciou-se a produção de verduras e legumes orgânicos, visando a qualidade de vida e a proteção ambiental.
A política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída pela Lei 16.684 de 19/03/2018, e utilizada no Projeto Piloto de Itajobi faz o controle de pragas e invasores por meio do plantio, nas entrelinhas e no entorno, de espécies adequadas para controle da biodiversidade de espécies polinizadoras e formigas, além de todo processo de adubação verde, sem a utilização de produtos industrializados que agridam o meio ambiente e possam interferir na saúde de quem consome os alimentos.
“A equipe do Departamento de Meio Ambiente se dedica incansavelmente para o sucesso desse projeto. A importância está em fazer desse espaço um piloto, um exemplo para que outros produtores utilizem o mesmo princípio”, afirmou Simone.
Ao comentar o projeto, o Prefeito Lairto Piovesana disse estar muito satisfeito com os resultados, e que suas expectativas foram superadas.
A Equipe de Meio Ambiente de Itajobi realizou a primeira entrega de hortaliças produzidas na Agro Horta Municipal para moradores atendidos por programas sociais do município no último dia 25.