Núcleo de Justiça Restaurativa de Itajobi recebe Supervisão Técnica do Tribunal de Justiça do Estado
04/06/2018 - Justiça Restaurativa
No último dia 24, quinta-feira, o Núcleo Interinstitucional de Justiça Restaurativa de Itajobi recebeu a visita das Supervisoras Técnicas do Setor de Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Silvana Ilek Barbosa e Adriana Cristina Araújo, para acompanhamento do trabalho que vem sendo desenvolvido no município.
Durante a visita esteve presente um grupo de pessoas que já estão em contato com a Justiça Restaurativa há algum tempo. Representando o poder judiciário, a Dra Marina Miranda Belotti, Juíza da Comarca de Itajobi, a Dra Patrícia Dosualdo Pelozo, Promotora de Justiça Pública de Itajobi e Raquel Amendola Ramos Ribeiro, Assistente Social do Judiciário/TJSP/Itajobi/SP, a Diretora Municipal de Educação e Cultura, Dalva Coelho e a Professora Arlete Mello, Elaine Ruggéri, Diretora Municipal de Saúde, a Diretora Municipal de Assistência Social, Luciana Sanches Serain Cossari, a Coordenadora do CREAS Regiane C. Iori, a Coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Justiça Restaurativa Cleide Santa Bataglia e, ainda, a participação da facilitadora e psicopedagoga Luciane Freitas Fonseca e a professora Adriana Perozin Pereira.
Durante a reunião, foi relatado através da pauta bem explicativa, uma retrospectiva sucinta da trajetória da Justiça Restaurativa de Itajobi até agora, e também algumas das ações pontuais que já são realizadas, nos diferentes setores, tendo um foco mais centralizado nas escolas, priorizando o caráter preventivo dentro dos princípios e da lógica da Justiça Restaurativa.
“O Encontro de fundamental importância para o fortalecimento de todo o Grupo Gestor, onde recebemos valiosas orientações, dicas e sugestões para auxiliar ainda mais esse nosso ‘caminhar restaurativo’ que já se faz presente com o projeto ‘Cultura de Paz’ inserido nos ambientes escolares, nos eventos e nas reuniões de pais”, afirmou Cleide Bataglia, Coordenadora da Justiça Restaurativa de Itajobi.
A visita das Supervisoras permitiu que o grupo de trabalho do Núcleo de Itajobi recebesse informações e orientações com base nas visitas que já são realizadas às comarcas do Estado de São Paulo, visando motivar e oferecer suporte aos municípios que estão iniciando todo o processo legal de implantação e implementação da Justiça Restaurativa.
“Nosso trabalho é regado por muita dedicação, responsabilidade, comprometimento e amor, onde cada pequeno avanço na contramão da violência já se configura em algo muito significativo, por toda nossa Equipe envolvida com a Justiça Restaurativa em nosso município”, conclui Cleide.