DAEI, DMEC E Departamento De Meio Ambiente realizam ações na Semana Da Água
27/03/2018 - Meio Ambiente e Agricultura
O Departamento de Água e Esgoto de Itajobi, a Diretoria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento de Meio Ambiente promoveram entre os dias 20 e 24 de março, diversas atividades em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, comemorado na quinta-feira, dia 22. O objetivo, além de celebrar a data, foi conscientizar a população sobre o tema, incentivando a proteção das nascentes e o uso racional da água.
Temas como o tratamento de água, consumo consciente e tratamento de esgoto foram abordados, trazendo conhecimento e provocando reflexão aos participantes.
A programação contou com palestras em diversas instituições de ensino, visitas ao Centro de Educação Ambiental do município, considerado modelo pelo coordenador estadual do Programa Município VerdeAzul, visitas à Estação de Tratamento de Esgoto e palestras abertas para o público.
De acordo com material divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Ainda de acordo com a ONU, quase dois bilhões de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes, colocando-as em risco, vulneráveis a doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.
Em Itajobi, a situação é diferente. Desde a inauguração da estação de tratamento temos quase 100% do esgoto coletado, tratado e devolvido ao rio conforme as determinações da CETESB.
Também como parte das atividades, durante todo o mês de março foi a distribuído material de orientação à população contendo informações sobre manutenção hidráulica nas residências, dicas de economia, uso racional da água e proteção de nascentes.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Para deixar bem fixada a importância desta data, foi divulgada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2- A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social; e
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.