Justiça Restaurativa de Itajobi inicia Planejamento para 2018
29/01/2018 - Administração
O Grupo Gestor e Facilitadores da Justiça Restaurativa em Itajobi reuniu-se no último dia 15 de janeiro, na sede da DMEC – Diretoria Municipal de Educação e Cultura de Itajobi, juntamente com a Coordenadora do Núcleo Interinstitucional, Cleide Santa Bataglia, e a Supervisora Municipal de Ensino, Guiomar Sanches Casanova, para o planejamento das ações referentes ao Projeto da Justiça Restaurativa que será desenvolvido nos diferentes setores da sociedade.
Segundo a Coordenadora da JR, foram traçadas algumas metas iniciais que já serão colocadas em prática no mês de fevereiro, trazendo para a população uma divulgação mais detalhada sobre o trabalho realizado.
“Vale ressaltar que já vem sendo realizado um projeto considerado bem positivo no município desde 2015, porém ainda pouco divulgado”, afirmou Cleide.
De acordo com a Supervisora Guiomar, “percebe-se uma mobilização bem mais fortalecida no grupo, onde todos demonstram um real interesse em trazer a Justiça Restaurativa para ser inserida principalmente nas escolas, onde acredita que esta ‘pequena sementinha’, certamente, dará bons frutos num futuro muito próximo.
A Justiça Restaurativa
Em funcionamento há cerca de 14 anos no Brasil, a prática da Justiça Restaurativa tem se expandido pelo país. Conhecida como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, a prática tem iniciativas cada vez mais diversificadas e já coleciona resultados positivos.