Departamento Municipal de Saúde realizou o maior número de testes em Dez Anos de Campanha “Fique Sabendo”
11/12/2017 - Saúde
Entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro deste ano, o Departamento Municipal de Saúde realizou a Décima edição da “Campanha Fique Sabendo”, que tem como objetivo diagnosticar possíveis portadores dos vírus do HIV, Sífilis e Hepatite.
De acordo com a Diretora Municipal de Saúde, Elaine Ruggeri, a campanha em Itajobi foi um sucesso, tendo sido realizado o maior número de testes se comparado às edições anteriores. Foram realizados, no total, 330 testes.
Elaine chama atenção para a importância da realização dos testes, que possibilita, com diagnóstico precoce, a cura, como no caso da sífilis, ou o tratamento que permite uma vida perfeitamente saudável para o portador do vírus, como no caso do HIV.
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde em 2016, cerca de 830 mil pessoas viviam com o Vírus HIV no Brasil, dessas, apenas 655 mil foram diagnosticadas e apenas 68% das diagnosticadas seguem tratamento. Entre os jovens de 18 a 24 anos, o número de diagnosticados é de apenas 56%. Os dados ainda mostram que 6 em cada 10 jovens sexualmente ativos de 15 a 25 anos não usam preservativos, aumentando significativamente a exposição dos jovens ao vírus.
“As pessoas estão simplesmente usando menos preservativo. Principalmente, as mais jovens. Elas se expõem muito mais às DSTs e nem estão se dando conta disso. A Prevenção ainda é o melhor remédio, mas diagnosticar cedo a contaminação é fator decisivo no tratamento e na eficiência do controle à Doença e garantia de uma vida saudável mesmo sendo portador do Vírus HIV”, afirmou o Prefeito Lairto Piovesana ao comentar sobre a Campanha em seu Facebook.
Elaine lembra ainda que o resultado dos testes tem sigilo garantido por lei, e que as únicas pessoas que têm acesso a essa informação são os médicos e os pacientes.