Poderes Judiciário e Executivo de Itajobi reiteram apoio e ressaltam a importância do Núcleo de Justiça Restaurativa do Município
13/11/2017 - Administração
No dia 11 de outubro a Meritíssima Juíza de Direito, Dra. Marina Miranda Belotti, juntamente com Excelentíssima Promotora de Justiça Pública Dra Patrícia Dozoaldo Peloso, estiveram reunidas no Núcleo de Justiça Restaurativa à convite da coordenadora da JR, Cleide Santa Bataglia, para tratar de assuntos referentes às questões que envolvem o trabalho realizado com os Círculos Restaurativos.
Estiveram ainda presentes nesta oportunidade, a Diretora Municipal de Administração, Juliana Porto Alves, que se mostrou receptiva ao projeto da Justiça Restaurativa, colocando-se como parceira junto às Ações desenvolvidas no Núcleo, alguns facilitadores (guardiões) já capacitados e em formações para atuarem nos Círculos Restaurativos, a Enfermeira Gabriela Sperandio, representante do Departamentos da Saúde.
Durante a reunião foram pautados alguns elementos presentes nos círculos para que cada participante pudesse contar um pouco da sua história de vida e das experiências relacionadas aos processos circulares. Segundo a Promotora Dra Patrícia “a Justiça Restaurativa é realmente uma luz que chegou no município para promover a Cultura de Paz na Convivência nos mais diferentes setores, trazendo reflexões enriquecedoras e muito aprendizado para todos os envolvidos nesta busca por mais uma sociedade mais justa e menos punitiva”.
Foram pontuados os aspectos positivos que a JR já vem trazendo para Itajobi desde 2014, as dificuldades que ainda precisam ser superadas algumas boas sugestões com relação ao planejamento das Ações para o próximo ano.
“Agradecemos mais uma vez ao nosso querido Prefeito Lairto Luiz Piovesana Filho, que está depositando toda confiança em nosso trabalho para que a JR, possa continuar sua trajetória, promovendo um novo olhar para cada ser humano, atuando no atendimento de suas necessidades, sem julgamentos, preconceitos, numa busca respeitosa de resgatar os valores que estão perdendo, restaurando a humanidade, para assim garantir um mundo melhor, onde todos possam conviver em harmonia”, afirmou Cleide.
O Projeto da Justiça Restaurativa com as Famílias Itajobienses
Por meio do Projeto “PAZ NO LAR”, com a guardiã, Kety Meschiare, psicóloga, encontros são realizados reunindo mães e cuidadores de crianças que fazem acompanhamento no Núcleo de Apoio Escolar (NAE), trazendo temas bem diversificados visando auxiliar na convivência familiar através das técnicas dos círculos restaurativos. O Projeto já conta com a parceria das facilitadoras formadas e em formação Cibele Meschiare Trigo Calian, Vaniza Azevedo Gomes, e Helen Temporini.
O projeto também é realizado na EMEIF “Jesus Menino” com a guardiã Luciane de Freitas Fonseca, psicopedagoga, com encontros que contam com a participação de pais ou responsáveis, visando obter orientações sobre a dinâmica da convivência em família, com técnicas dos processos circulares da Justiça Restaurativa. Participa também a coordenadora, Cleide Bataglia que conta com o total apoio da Equipe Gestora da Escola, (Eliana Ruggeri Tome, e Nidia Cabral), Professores e Funcionários.