CRAS e CREAS realizam busca ativa para cadastramento dos idosos que recebem BPC no Cadastro Único
23/10/2017 - Assistência
Todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou LOAS como é conhecido por muitos, devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal até o dia 31 de dezembro, caso contrário, as famílias perderão o direito de receber o benefício.
A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.
Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício.
As equipes de CRAS e CREAS realizaram visita domiciliar a vários idosos beneficiários que ainda não possuíam o cadastro, e até o momento, 126 novos cadastros foram realizados, porém, alguns nomes que constam na listagem de beneficiários do Governo não foram encontrados, muitas vezes em decorrência da mudança de endereço.
O BPC é um benefício assistencial garantido pela Constituição Federal de 1988 que garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social.
Para fazer ou atualizar o cadastro, o responsável familiar deve comparecer no Departamento de Assistência Social, à rua São Paulo nº 48, e levar seus documentos pessoais e os documentos dos familiares com quem residem.