Departamento Municipal de Saúde intensifica vacinação contra HPV e Meningite C
25/07/2017 - Saúde
O Departamento Municipal de Saúde realizará no período entre 24 e 28 de Julho uma ação para intensificar as ações de vacinação contra os vírus HPV e Meningo C.
O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas. Sua ação pode provocar infecções e o câncer de colo do útero. A Vacina HPV previne essas doenças e por isso é recomendada.
Essa vacina foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS em março de 2014, tendo como população-alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. Em 2015, a oferta da vacina foi ampliada para as meninas na faixa etária de 9 a 13 anos de idade.
No caso da Meningo C a vacina é utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, esta bactéria pode ser a causa de infecções graves, as vezes, até fatais, como a meningite e a sepse. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção desses problemas e a vacina está incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
QUEM DEVE TOMAR AS VACINAS
VACINA HPV:
- Meninas entre 09 e 14 anos de idade
- Meninos entre 11 e 14 anos de idade
- Meninos e meninas, homens e mulheres que vivem com HIV/AIDS
VACINA MENINGO C:
- Meninos e Meninas entre 12 e 13 anos de idade