Departamento Municipal de Saúde realiza Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal
08/05/2017 - Saúde
No mesmo período da Campanha de Vacinação contra a Gripe, nas Unidades de Saúde, tem início a Campanha de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal, que atenderá toda a população à partir dos 40 anos de idade.
Durante a atividade, os Cirurgiões Dentistas da Rede Municipal realizarão exame bucal e orientarão sobre os riscos, causas e formas de prevenção à doença.
Os sintomas mais comuns de Câncer Bucal são feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramento sem causa conhecida e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Ferida na boca que não desaparece em aproximadamente 20 dias deve ser avaliada pelo Cirurgião Dentista.
Outros cuidados também auxiliam na prevenção ao Câncer Bucal, como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, evitar exposição exagerada ao sol (utilizar filtro solar, boné, chapéu), eliminar fatores traumáticos (próteses mal adaptadas, dentes quebrados), evitar a ingestão de bebidas extremamente quentes e alimentar-se de forma saudável.
O autoexame é importante para identificar possíveis alterações na boca. Além disso, a recomendação é que sejam realizadas consultas regulares ao dentista para exame clínico.
O Câncer Bucal é uma doença que, quando detectada precocemente, tem alto índice de cura.