Diretoria Municipal de Saúde faz um balanço do primeiro trimestre de 2017
24/04/2017 - Saúde
A Diretoria Municipal de Saúde de Itajobi realizou um balanço do trabalho realizado no primeiro trimestre do ano de 2017 e, consequentemente, da atual gestão. Diversas mudanças foram realizadas e novas medidas foram adotadas para melhorar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde no Município.
De acordo com a Diretora de Saúde Elaine Ruggeri, foram contratados mais médicos para os PSFs (Postos de Saúde da Família), que passaram a atender durante 8 horas diárias, o horário de atendimento de dentistas foi prorrogado até as 20h na ESFs (Unidades Estratégias de Saúde da Família) um dia por semana, e 2 dias por semana no Distrito de Nova Cardoso, para atendimento de quem trabalha em horário comercial, realização de protocolo para retirada de receitas sem consultas médicas para minimizar interações medicamentosas e proporcionar ao paciente atendimento médico e avaliação de conduta e alteração de dosagens caso necessário.
Foi realizada manutenção da frota de veículos que estavam em péssimo estado de conservação, otimização das filas de espera do Pronto Socorro com organização do atendimento somente com triagem para atendimentos de urgência e emergência proporcionando maior agilidade e menor tempo de espera pelo atendimento.
As filas de espera pelos especialistas do AME estão sendo reavaliadas para agilidade das consultas e exames, as ambulâncias estão sendo utilizadas para transportes de pacientes e acompanhantes que realmente necessitam de atendimento do Pronto Socorro, reorganizando assim o serviço para que toda a população possa ser atendida.
Já nos primeiros meses do ano, a administração municipal por meio do Departamento de saúde passou a compor o Conselho Curador da Diretoria de Saúde do CONSIRC – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva, do qual o Prefeito Lairto Piovesana assumiu o cargo de Tesoureiro no Conselho de Prefeitos.
A Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Jardim das Acácias foi concluída com instalação de Ar Condicionado e outros equipamentos para seu pleno funcionamento. Todo o Patrimônio da Saúde passou por recadastramento, possibilitando uma atualização de informações sobre as necessidades do município.
Emendas parlamentares encaminhadas para o município foram cadastradas, o que permitiu, já, a solicitação de compra de uma ambulância completa com maca retrátil e oito lugares que está em processo de licitação, assim como foi realizada licitação para compra de medicamentos devido a farmácia estar desabastecida.