Município Verde e Azul: Direito e Dever de Todos
05/04/2017 - Meio Ambiente e Agricultura
Os representantes do departamento municipal de meio ambiente estiveram nos últimos dias em treinamento para o Programa Município Verde e azul e com os secretários de meio ambiente Ricardo Salles e de agricultura Arnaldo Jardim. O objetivo é desenvolver uma grande parceria com o Estado visando benefícios para o município.
A Diretora de Meio Ambiente, Simone Gerlach, salienta que o envolvimento de toda a sociedade nas ações de conservação do meio ambiente é imprescindível. “Zelar por nosso município é dever de todos e meio ambiente não é apenas plantar e cuidar de árvores, é necessário que a população participe de ações para termos um município sustentável, fazer uso dos recursos naturais de forma responsável, preservando-os para as futuras gerações. É necessária uma boa educação ambiental. Recursos como água, por exemplo, são esgotáveis. Fazer a separação adequada de resíduos, produção limpa, logística reversa, preservação de nascentes, prevenir contra poluição da terra, do ar e da água são medidas que envolvem a sociedade não apenas o Poder Público”, afirma Simone.
Segundo ela, as diretivas do Programa Município Verde e Azul são dez, onde cada uma delas tem entre oito e quinze atividades e todas envolvem a população. “Não temos como imaginar Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental atuante, Biodiversidade, Gestão de Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos sem envolver Poder Público e Sociedade. É necessário que não nos preocupemos apenas com ranking do município no Programa, isso precisa ser muito mais abrangente, envolvente, está diretamente ligado a qualidade de vida, é preciso quebrar paradigmas, reconhecer os problemas e resolve-los”, continua a diretora.
A cada cidadão Itajobiense fica a pergunta: E eu, como tenho contribuído com o meio ambiente e com o meu município?