Representantes do Departamento de Meio Ambiente visitam projetos ambientais em Votuporanga
04/03/2017 - Meio Ambiente e Agricultura
No último dia 21 de fevereiro os representantes do Departamento de Meio Ambiente de Itajobi, a Diretora Simone Navarro Gerlach e o assessor João Vitor Lima, acompanhados do vice-prefeito Maicon Essi, estiveram na cidade de Votuporanga-SP para conhecer a Saev Ambiental (Serviço de tratamento de água e esgoto de Votuporanga) e alguns dos projetos do município.
O município mantém um projeto permanente de Descarte de Resíduos que conta com três locais denominados ‘Eco Tudo’ onde a própria população leva todo tipo de resíduos (galhos, óleo, móveis, resíduos orgânicos, recicláveis, animais mortos, peças de carro) e nesse local tudo fica separado de acordo com o tipo de resíduo descartado. O que chama a atenção nesse projeto é que a população é tão participativa que faz o depósito de cada tipo de resíduo no local identificado, não misturando tipos diferentes de descartes, facilitando que se dê a correta destinação para o que lá é deixado. O munícipe que não leva até o local seus resíduos pode ligar no departamento e pedir para ir buscar, porém é cobrada a taxa de R$40,00 (quarenta reais) pelo serviço.
Como parte do projeto, e forma de educação ambiental, os munícipes cujos resíduos descartados indevidamente em locais não permitidos ou à beira de pistas ou estradas, quando identificados, ficam sujeitos a aplicação de multa próxima a 6 mil reais.
Outro projeto que chamou a atenção é o de recuperação de nascentes. A Prefeitura de Votuporanga fez todo um trabalho de recuperação das áreas de nascentes, que geralmente ficam em propriedades particulares, reflorestando e cuidando dessas por dois anos, e depois desse período os proprietários é que ficam responsáveis pelo cuidado. São atualmente 32 nascentes protegidas e estão começando uma nova etapa do programa para identificar outras. Essas nascentes desaguam em outros cinco córregos que são pontos de monitoramento da vazão da água, e esses cinco córregos deságuam na represa que manda água para Saev e que, depois de tratada, abastece 32% do município.
“Tudo funciona muito bem por ser um trabalho de continuidade, são anos de dedicação das equipes de Votuporanga, além do envolvimento real da população”, comenta a Diretora de Meio Ambiente de Itajobi, Simone Navarro Gerlach.
Segundo ela, todo projeto bem-sucedido precisa do envolvimento de todos, poder executivo, legislativo, departamento responsável, Estado, empresas e sociedade civil.