AME visita Itajobi divulgando campanha para redução das faltas em consultas agendadas
02/05/2016 - Saúde
Dando continuidade ao projeto ‘Ame ao Próximo’ para redução das faltas em consultas agendadas, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, visitou Itajobi no último final de semana.
A gerente administrativa do AME, Renata Rocha Bugatti, informou que em tenda instalada na Praça Nove de Julho em Itajobi, foi tocada a música educativa do projeto e distribuídos folhetos, cujas informações lembram ao cidadão o seu compromisso com a redução das faltas em consultas agendadas. “Aproveitamos a oportunidade e visitamos as escolas públicas e orientamos os alunos sobre a importância de avisar a falta e distribuímos os folhetos para levarem aos pais, amigos e vizinhos, ajudando assim na divulgação”, esclareceu Renata.
De acordo com a diretora Municipal de Saúde, Teresa Cristina Bolsan Quaioti, a falta aos procedimentos agendados tira a vaga de outro paciente que pode ter muito mais necessidade de atendimento. “É muito importante fazer a conscientização da população sobre a importância do cancelamento de exames e consultas com antecedência”, disse a diretora, ao destacar que a vaga não seja desperdiçada. “A vaga da pessoa ausente pode ser utilizada por outra pessoa com muito mais necessidade”.
O AME Catanduva atende várias especialidades e exames. Após o agendamento da consulta ou do exame, caso não possa comparecer, o paciente deve avisar com antecedência de no mínimo 04 (quatro) dias para a vaga ser reaproveitada, com a colocação de outro paciente que já está esperando na mesma fila. “Se o paciente for faltar à consulta/retorno ou ao exame ele deve avisar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou o AME com 04 dias de antecedência”, pede a diretora.
Segundo informações da gerente administrativa do AME, em 2015 foram agendadas 62.278 consultas, sendo que 9.387 pessoas não compareceram. 8.611 pacientes não compareceram para fazer exames, dos 128.576 agendados.
O AME Catanduva, centro de diagnóstico e orientador de condutas, atende 19 municípios da região de Catanduva. Para ser atendido no AME Catanduva o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde do bairro onde será atendido por um médico que, se julgar necessário, fará o encaminhamento para o Especialista do AME ou para exame. Após esse encaminhamento, a própria Unidade de Saúde do bairro é quem agenda o paciente no AME e o informa o dia e hora do atendimento. O paciente deve chegar com antecedência de 40 minutos do horário de atendimento e seguir as orientações contidas na filipeta, (comprovante de agendamento que o paciente recebe com várias orientações).