Dia 22 de Março, Dia Mundial da Água: A importância de economizar para não faltar
18/03/2016 - Água e Esgoto
A água é um bem comum que todas as pessoas e animais necessitam para a sua sobrevivência. A preocupação com a água e seu uso correto passou a despertar a atenção de países e governantes, afinal em muitos lugares falta água potável e em outros fica cada vez mais caro conseguir água para a população que já passa dos 7 bilhões de pessoas na terra.
Nas cidades ela é usada para o consumo e para preparar os alimentos. Esta água deve ser potável e tratada, mas também acaba sendo utilizada para limpeza, banho, vaso sanitário e em outras partes da residência. Sua importância é grande para a indústria, especialmente a indústria de transformação que muitas delas usam a água como parte do processo de fabricação de seus produtos.
Em suma, a água é vital para todas as atividades e, portanto, é extremamente lógica a preocupação com seu uso correto, seja uma constante nas pessoas e governos dos países.
De acordo com o diretor do Departamento de Água e Esgoto de Itajobi, João Carniel, muitas pessoas não se importam com o desperdício de água, acreditando ser muito pouco em relação ao montante de água disponível. “O problema deste tipo de pensamento, é que as pessoas não levam em conta que a água que chega até nós tem um custo de captação, tratamento e distribuição até nossas casas e que este processo é finito e que quanto mais se consome ou desperdiça água, mais caro ficará este processo para todos, sem contar que terá um final os recursos de água disponível”, alertou Carniel; ao explicar que, é importante a população evitar que as torneiras fiquem abertas, pingando, a existência de vazamentos em torneiras, chuveiro, vasos sanitários e outros locais, além de que, as pessoas devem aproveitar a água da chuva para lavar o quintal e fazer banhos mais rápidos, para economizar água e energia elétrica. “É importante sempre verificar sua conta de água, se ela está aumentando muito, solicite um reparo, pois poderá haver vazamentos, que concertados economiza água e dinheiro”.