Projeto de Lei de Roberto Alves quer conferir a Itajobi-SP o título de ‘Capital Nacional do Limão’

Administração

Deputado Federal Roberto Alves (PRB-SP)

 

 

O vice-líder do PRB na Câmara, deputado federal Roberto Alves (SP) protocolou, na última quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 8047/16, que confere ao município paulista de Itajobi o título de ‘Capital Nacional do Limão’.

A proposta recebeu o aval da Prefeitura de Itajobi, que anexou um ofício ao PL, com o qual argumenta em números do IBGE, da Embrapa e da Associação Brasileira de Produtores de Limão (Abpel) as razões para a cidade receber o título nacional.

Roberto Alves argumenta que Itajobi produz anualmente 900 mil toneladas de limão ‘Tahiti’, correspondendo a 16,6% da produção de todo o estado de São Paulo. Boa parte das frutas in natura seguem para a exportação, principalmente para Europa, e o suco do limão produzido na cidade, é exportado também para os Estados Unidos. Por causa da qualidade do fruto e do volume de produção, Itajobi vem se destacando no mercado, gerando renda e milhares de empregos.

O objetivo da iniciativa, explicou o parlamentar, é preservar a cultura agrícola de Itajobi. “Este Projeto de Lei é um reconhecimento nacional à vocação de Itajobi. O título de capital nacional irá ajudar o município a se posicionar no mercado global e expandir as suas possibilidades de desenvolvimento social e cultural”, afirmou Roberto Alves.