Itajobi recebe Pré-certificação do Programa Município VerdeAzul

Meio Ambiente

Neste mês de junho a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo pré-certificou os municípios que atendem às diretivas do Programa Município VerdeAzul.

O programa, que é dividido em 10 diretivas e cada uma subdividida em atividades que variam entre 8 e 15 para cada diretiva, envolve participação da Comunidade e do Poder Público, que como interlocutor, além de realizar atividades constantes, deve transmitir ao Estado relatórios com a descrição real da situação do município em relação ao uso racional de água e energia, destinação correta de resíduos, biodiversidade, sustentabilidade, Educação Ambiental, uso do solo, recuperação e Preservação Ambiental, Planos de Saneamento, contingência, erosão, Mata Atlântica ou Cerrado, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Construção Civil e Queimada Urbana.

O processo de avaliação do Programa Município VerdeAzul é contínuo e considera as ações realizadas nos últimos 20 anos, a realização do trabalho indicado e planejamento para os próximos 10 anos.

Esta pré-certificação que acontece em várias etapas durante o ano não classifica os municípios, serve apenas para avaliar se as diretivas estão sendo cumpridas e como base para composição do Ranking Anual de Classificação dos Municípios Paulistas dentro do Programa.

Por motivos burocráticos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Município de Itajobi não apareceu na primeira lista divulgada no início do mês, mas identificado o engano, o Coordenador do Programa José Walter Figueiredo Silva retratou a posição da Secretaria e em reunião no último dia 21 de junho, quinta-feira, pré-certificou o município, corrigindo a ausência de Itajobi.

“Estamos trabalhando incessantemente não apenas para sermos uma posição na classificação do Programa Município VerdeAzul, mas para obtermos excelência em Preservação Ambiental, e para isso é fundamental a participação de toda a sociedade”, afirmou Simone Navarro Gerlach, Diretora Municipal de Meio Ambiente, durante a entrega da pré-certificação.