Últimas Notícias

  • Água e Esgoto / 03/07/2017
    Revisão dos valores correspondentes ao serviço de água e esgoto em Itajobi visa o Combate ao Desperdício, o Realinhamento com a Média Regional e Investimento no Sistema
  • Água e Esgoto / 27/03/2017
    Prefeitura Municipal de Itajobi dá início ao projeto “JUNTOS EM FAVOR DE NOSSA MAIOR RIQUEZA”
  • DAEI / 08/03/2017
    O Departamento de Água e Esgoto de Itajobi realizou nos meses de janeiro e fevereiro o controle de pragas nas redes de esgoto e galerias de água pluvial do Município
  • DAEI / 01/03/2017
    Departamento de Água e Esgoto de Itajobi realizou manutenção de áreas de poços e reservatórios de água
  • Água e Esgoto / 18/03/2016
    Dia 22 de Março, Dia Mundial da Água: A importância de economizar para não faltar

DAEI

O departamento de água e esgoto de Itajobi, tem como missão o  desenvolvimento de  ações plenas e efetiva nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, necessárias ao atendimento da população, garantindo qualidade de vida a comunidade, com desenvolvimento da cultura do uso responsável da água e preservação do meio ambiente.

Tendo como valores:

  • Ética
  • Profissionalismo
  • Comprometimento
  • Companheirismo
  • Autenticidade
  • Transparência
  • Valorização do cidadão
  • Respeito ao meio ambiente
  • Auto sustentabilidade.

Desenvolve os seguintes serviços:

Captação de água bruta, realizada por meio de 22 poços de produção onde trabalham três operadores de bomba d’água, sendo que a equipe de eletricistas faz a manutenção constante destas instalações. São produzidos aproximadamente três milhões de litros de água por dia.

Tratamento da água, 100% da água produzida  é devidamente clorada e recebe a fluoretação  por meio de dosadoras automáticas, desta forma a água não chega aos reservatórios  sem o devido tratamento, para isto um funcionário “operador de tratamento de água ” trabalha diariamente  na reposição dos produtos e coleta de amostras para controle de qualidade, tendo a sua disposição um veiculo adquirido exclusivamente  para este fim.

Recentemente foram substituídas todas as dosadoras de cloro e flúor. Controle de qualidade. Mantém – se um rigoroso controle de qualidade da água que é servida a população, para tanto o DAEI dispõe de um responsável técnico “Técnico em análise química” e uma auxiliar em análise química, que fazem  o controle diário realizando as análises dos parâmetros; Cloro livre, flúor, pH, Cor, Turbidez, Aparência, Odor, Gosto, foram adquiridos equipamentos novos para o laboratório de analise diária. 

São analisadas ainda por meio de laboratório contratado os parâmetros de radiatividade, metais pesados, agrotóxicos entre outros, alem das análises físico químicas faz se também um rigoroso controle microbiológico onde são analisados os parâmetros: Coliformes totais e Termotolerantes,  Bactérias heterotróficas, Escherichia coli.

Vale ressaltar que com o tratamento realizado, não se teve amostras contaminadas.

Funcionários passam por cursos de capacitação periodicamente.

Distribuição ou fornecimento de água tratada.

A distribuição da água tratada é feita por meio de rede de distribuição são  aproximadamente 50 km de  tubulações que percorrem as ruas fazendo com que a água chegue até as residências.

Coleta de esgoto.

A coleta de esgoto se da por meio de aproximadamente 56 km de redes coletora e emissário de esgoto, onde são ligados os esgotos de 100% das residências , levando estes efluentes até a ETE, muitas dessas residências interligaram de forma clandestina águas pluviais junto ao sistema de esgoto, o que causa muito transtorno em dias de chuva.

Drenagem urbana

A drenagem urbana é feita por tubulações que conduzem as águas das chuvas até os córregos. Com a expansão da cidade é necessário o  aumento das instalações de drenagem urbana e sua manutenção regular.

Serviço de manutenção dos sistemas de distribuição de água, coleta de esgoto e drenagem urbana.

Este serviço conta com uma equipe de Três encanadores, um pedreiro, um agente de serviço publico, e dois motoristas, que dispõe de duas caminhonetes e  dois caminhões Pipa, alem do apoio de uma retro escavadeira do Departamento de obras e serviços, possui ainda compactador de solo, maquina para corte no asfalto e  aparelho de Geo Fone para detecção de vazamentos.

São realizadas as aberturas de água e esgoto, desentupimento de esgoto, expansão das redes de águas e redes de esgoto, e de drenagem urbana, limpeza de caixas de coleta de água de chuva etc.

Combate a Vazamentos.

O concerto de vazamentos de água e  vazamentos de esgoto, o é realizado diariamente, sendo inclusive mantido plantão 24 horas e aos finais de semana e feriados.

De acordo com o Diagnostico dos serviços de Água e Esgoto do ministério das cidades divulgado em janeiro de dois mil e quinze, Itajobi ocupa o segundo lugar como município que menos desperdiça água nos sistemas de captação e nas redes de distribuição.

Tratamento do esgoto

Todo esgoto coletado na cidade chega até a Estação de Tratamento de Esgoto “ETE”, onde passa por  gradeamento  para retirada de material solido, caixa de areia para retirada de areia, em seguida por meio da estação elevatória é bombeado para as lagoas anaeróbia e facultativa onde ocorre o tratamento biológico do esgoto, o que é monitorado regularmente por meio de analises dos efluentes na entrada e saída do tratamento, é monitorado também o córrego que recebe os efluentes , (a montante e a jusante) acima e abaixo do ponto de lançamento.

Todo este processo exige o trabalho de um operador de tratamento de esgoto, que  trabalha diariamente,   inclusive aos finais de semana .

Micro-medição Lançadoria, expedição,  processamento de dados

Mensalmente são aferidas as leituras de aproximadamente 5500 hidrômetros instalados nas residências para medição do consumo de cada uma delas, informações que são processadas para a emissão das faturas e recebimento das contas, trabalham dois funcionários na leitura e instalação de hidrômetros, além de duas atendentes que fazem  alem do processamento dos dados  o atendimento ao consumidor.

Atendimento ao consumidor.

Diariamente de segunda a sexta das sete as dezessete horas é mantido na sede do  departamento de água e esgoto na Rua Custódio Ribeiro nº 407 o serviço atendimento ao consumidor onde os mesmos podem solicitar serviços,  fazer renegociação de débitos, verificar suas contas e esclarecer suas duvidas, bem como receber orientações para a economia de água.

Campanhas Educativa e Projeto Social

O Departamento de Água e Esgoto realiza anualmente a campanhas educativas e de ação social como a campanha “OLEO E ÁGUA, UM VOCE RECICLA O OUTRO VOCÊ ECONOMIZA” que promove o uso racional da água e a reciclagem do óleo de cozinha usado, onde todo material arrecadado é doado a uma instituição de caridade.

Atendimento

Telefone: (17) 3546 2791
Atendimento ao público: 07h às 17h
Endereço: Rua Custódio Ribeiro, nº 407 - Centro
E-mail: daei@itajobi.sp.gov.br